Você sabia que 1 bolsa de sangue salva até 4 vidas? Este é um remédio fundamental pra vida que não se compra e depende apenas do amor do próximo, principalmente neste momento de pandemia que estamos passando. Hoje é comemorado mundialmente o Dia do Doador de Sangue e nós da Santa Casa reforçamos a importância de ajudar nessa Campanha!
De acordo com dados atualizados da Fundação Hemominas, o banco de sangue está com quantidade crítica para os tipos O – e O + e A + e em alerta para A-, B- e AB-.
Aqui na Santa Casa Ouro Fino, a Agência Transfuncional recebe a quantidade enviada por Pouso Alegre para auxiliar no tratamento dos pacientes.
Da mesma forma, também é responsável por fazer essa reposição, captando doadores para o banco de sangue de Pouso Alegre. “Com a pandemia, houve uma diminuição no número de doadores e a reposição está baixa. Por esse motivo, não está tendo tanto sangue para Pouso Alegre distribuir para todas as cidades que ela atende”, explicou o biomédico da agência Transfusional da Santa Casa, Dyego Alvarenga de Souza.
Ainda de acordo com Diego, comparando o período antes da pandemia, a procura por diferentes tipos sanguíneos também mudou. “Antes da pandemia o sangue mais difícil de ser encontrado era o O negativo. Agora, além desse tipo faltam outros, como o O positivo, o A positivo” alertou.
Quem quiser doar especificamente para a Santa Casa, basta fazer um agendamento pelo site da Hemominas e especificar que está repondo o estoque para a Santa Casa Ouro Fino.
Além disso, de acordo com Claudete Mendonça, técnica de enfermagem e captadora de sangue, o hospital conta com o apoio do Município com transporte, disponível toda quarta-feira. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com (35) 3441-1059 para realizar o agendamento.
Quer Doar?
Veja as Recomendações
– O candidato a doação tem que ter entre 16 e 60 anos, estar em boa condição de saúde.
– Não pode ser diabético, não pode fazer uso de remédios controlados.