Dia do Doador de Sangue: Captação está crítica em nossa região! Ajude!

Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo?! Pois essa descoberta, realizada por um simples exame de sangue, chamado fator RH, pode trazer uma informação que ajudará a salvar a sua e outras vidas! Como tem sido amplamente divulgado pela mídia, os estoques dos bancos e sangue da nossa região tiveram quedas significativas, principalmente com […]

Publicado em: 24 de novembro de 2021

Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo?! Pois essa descoberta, realizada por um simples exame de sangue, chamado fator RH, pode trazer uma informação que ajudará a salvar a sua e outras vidas! Como tem sido amplamente divulgado pela mídia, os estoques dos bancos e sangue da nossa região tiveram quedas significativas, principalmente com a pandemia.

De acordo com dados da Fundação Hemoninas, os tipos sanguíneos que estão em baixa, considerados como críticos são os O-, O+ e A-, seguidos do A+ e B- que estão com classificação de alerta. 

Já os estoques de A+ e AB- estão no nível adequado e podem aguardar a doação até a semana que vem, assim como o AB+ que está estável e o doador pode aguardar até 10 dias para agendar.  

Na Santa Casa Ouro Fino, os tipos sanguíneos mais solicitados e usados são o O- e o O+. A estratégia traçada pela equipe de captação para manter o estoque, é recorrer a família do paciente, sempre que for necessário usar alguma bolsa de sangue, assim como realizar a organização de grupos para serem levados ao Hemocentro de Pouso Alegre.

“Quem tiver interesse em ajudar e fazer a doação, basta ligar aqui na Santa Casa Ouro Fino que nós organizamos os grupos e solicitamos apoio de transporte para Prefeitura para levar até Pouso Alegre, sem nenhum custo”, explicou Claudete Mendonça, técnica de enfermagem responsável pela captação de sangue na Santa Casa Ouro Fino.

A técnica em enfermagem ainda explica que essa crise de doação ainda se deve à pandemia que acabou dificultando a coleta em todos os postos, principalmente, as ações em municípios, concentrando a ação apenas em Pouso Alegre. “A maior dificuldade é levar pessoas novas, nós temos um grupo que sempre contribui, mas, mesmo assim, ainda não é suficiente”, reforçou Claudete.

Além disso, esse trabalho de busca por doadores leva tempo, pois é necessário todos os dados e agendamento do transporte. Quando a coleta é feita na cidade, mobiliza novos contribuintes. “Quando um paciente usa o sangue no hospital, é feita toda uma documentação da quantidade de bolsas para ser enviada ao Hemominas para que haja reposição. Quando precisa de uma quantidade maior do que o estoque disponível, é necessário buscar”, explica a técnica em enfermagem.

Doe você também! 

Para quem nunca doou, é necessário ter a partir de 16 anos e, no caso de menores de 18 anos, ser acompanhado por um responsável. No hemocentro, vários exames são feitos para identificar as doenças mais comuns que podem ser transmissíveis pelo sangue e quem não souber o tipo sanguíneo, também pode realizar o teste no local e descobrir na hora da doação.

São coletados 500 ml por pessoa e a doação leva em torno de 20 minutos. É importante que a pessoa tenha boa saúde, se alimente antes de ir, tome bastante líquido, tenha uma boa noite de sono e não tenha ingerido bebida alcóolica. Tabagistas, não podem fumar pelo menos 2 horas antes da doação.

Diabéticos não podem doar sangue, assim como mulheres grávidas, somente após 1 ano da cesária ou 6 meses do parto. A recomendação é aguardar 60 dias para voltar a doar, no caso de homens, e 90 dias, no caso de mulheres.

Se tiver alguma dúvida específica, entre em contato com nossa equipe pelo (35) 3441-1059 que daremos todos os detalhes.

Sua atitude pode ajudar a salvar vidas! 

Doe Agora
Buscar no Site
Agenda de Publicações
novembro 2021
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Curta a Santa Casa no Facebook!
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento