O Ano era 1972, Ouro Fino passava por grande problema de mortalidade infantil. O número de casos de desnutrição e de doenças que hoje são raras era altíssimo e, para piorar, não havia especialista em pediatria no Município. O médico formado há pouco tempo decide voltar para sua terra natal para salvar vidas. Dr. Paulo Roberto Vianna de Andrade foi o primeiro pediatra de Ouro Fino e é, até hoje, uma referência na área.
São 50 anos de medicina praticada com amor, ética e excelência, completando 51 em dezembro de 2021. E, neste dia do médico, comemorado hoje, 18 de outubro, a Santa Casa presta a sua mais sincera homenagem a este profissional que com tanta dedicação cuidou de muitas gerações ourofinenses.
Dr. Paulo se formou na primeira turma de medicina da Universidade de Brasília (UNB). Quando estava no quarto ano, acompanhou um menino de dois anos que tinha adquirido encefalite pós-sarampo. Cego, surdo e inerte, recebeu o acompanhamento do especialista e, após dois meses, estava totalmente recuperado. Este episódio somado a influência de professores fez com que ele se apaixonasse pela pediatria.
Em Ouro Fino, Dr. Paulo Vianna abriu mão de muitas noites de sono para exercer sua função de maneira ética e eficiente. O número de crianças salvas por suas mãos é imenso. Famílias que devem seu sorriso pela atenção de um homem comprometido com sua profissão. E, por isso, seu nome está eternizado na ala de pediatria da Santa Casa Ouro Fino, além de também ter sido reconhecido pela Prefeitura Municipal de Ouro Fino, que deu seu nome para a sala de vacinação.
Dr. Paulo Vianna é casado com a senhora Nádia, companheira que sempre o apoiou, principalmente nos momentos de plantões e de intenso trabalho. Ele tem quatro filhos: Ana Beatriz, Ana Cecília, Gustavo e Eduardo, e cinco netos.
Que o exemplo de probidade e de abnegação do Dr. Paulo Vianna inspire as próximas gerações de médicos, para que se tornem instrumentos de conforto, acolhimento e salvação!