Você sabia que 13% dos casos de câncer de mama em mulheres com mais de 30 anos poderiam ser prevenidos com algumas mudanças de hábitos? A pesquisa recente é do Instituto Nacional de Câncer (INCA) referente aos casos de 2020 e demonstra que isso seria possível por meio da redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da atividade física.
Para a obstetra e mastologista da Santa Casa Ouro Fino, Dra. Flávia de Souza Reis, o ganho de corporal abdominal, principalmente em mulheres que estão na fase da menopausa, predispõe o aumento do hormônio estrogênio tanto na mama quanto no endométrio, podendo aumentar a chance de câncer.
“O hábito mais importante é a prática da atividade física, assim como manter uma alimentação saudável, controle de peso e não fumar”. A especialista ainda acrescenta outros fatores de risco como mulheres que nunca engravidaram e nem amamentaram, que usam hormônio, como anticoncepcional, ou reposição hormonal, assim como pacientes que menstruaram tarde ou que fizeram menopausa avançada.
Neste mês em que é realizada a Campanha Outubro Rosa, pela prevenção do câncer de mama e de colo do útero, é hora de lembrar da importância de cuidar da saúde da mulher o ano todo. “O mais importante é deixar ciente para as pacientes sobre a prevenção e cuidados todos os anos, com a realização da mamografia, a partir dos 40 anos, e do papanicolau. O Ministério preconiza realizar o papanicolau a partir dos 25 anos, mas eu sempre oriento minhas pacientes 2 anos após a primeira relação sexual”, reforçou a ginecologista.
Além disso, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e é feito através da investigação por mamografia. “O ultrassom das mamas não substitui a mamografia e esse rastreamento tem que ser feito em todas as mulheres, independente de ser alto risco ou não, pois o cancêr de mama já ultrapassou o de pulmão e é o mais comum entre as pacientes do sexo feminino”, explicou.
Em Ouro Fino, a Diretoria de Saúde do Município está realizando várias ações ao longo deste mês com profissionais de saúde para reforçar a Campanha do Outubro Rosa, assim como avaliação física das mamas, exame de papanicolau e entrega do pedido de mamografia.
Confira as datas abaixo e afirme o seu compromisso com a própria vida, participando!
– 22/10 – Palestra “Outubro Rosa 2021”, às 16h, no salão nobre da Prefeitura Municipal dia com a médica Dra. Joziani Beghini.
– Dias 25 a 29/10, das 13h às 20h – Café com Prevenção, na UBS Pastor Douglas, bairro do Alto – avaliação física das mamas, exame de papanicolau, entrega do pedido de mamografia, se indicação, e orientações sobre prevenção.