A nova política de atenção hospitalar de Minas Gerais tem sido pauta de reuniões desde a última segunda-feira (23/08), quando mais de 200 hospitais e gestores de saúde dos municípios da região macro-sul reuniram-se com representantes das regionais de saúde e do nível central da SES na primeira oficina do Sul de Minas.
Uma nova reunião com cerca de 70 representantes hospitalares e a direção da FEDERASSANTAS aconteceu na última terça (24/08) e nesta quarta-feira (25/08), a direção da Santa Casa se reúne com a gestora municipal de Saúde de Ouro Fino, Dra. Sheilla Faria e, na sexta-feira (27/08), acontecerá a finalização dos trabalhos.
Pelo que foi possível compreender, a nova política estadual estabelece mudanças radicais no modelo de atendimento e, ao que parece, está alinhada com o chamado “fee-for-value”, que visa a remuneração pela entrega de valor para o paciente/usuário. Em tese, pode representar um avanço muito importante, porém, ainda há muitas dúvidas que não foram esclarecidas e, por enquanto, o clima é de muita apreensão com o futuro.
“Na reunião, não ficou claro quais as métricas de avaliação do desempenho das instituições, muito menos quais os critérios utilizados para classificar os hospitais nas novas tipologias. Além disso, não se sabe também como foram calculados os valores que serão repassados para os hospitais. Isso, obviamente, gera desconforto e muita apreensão, especialmente porque nenhum hospital, salvo engano, foi ouvido na construção dessa nova política”, comentou o diretor executivo da Santa Casa Ouro Fino, Octavio Miranda Junqueira.
A FEDERASSANTAS, considerando o cenário atual, especialmente os questionamentos de vários hospitais mineiros, produzirá um documento a ser assinado pelos filiados, que representam mais da metade do atendimento SUS de Minas Gerais, apontando questionamentos que entende imprescindíveis para esclarecer melhor o VALORA MINAS.
Ficamos na torcida para que as coisas melhorem, especialmente para que, além do financiamento adequado dos serviços, as pessoas possam ser acolhidas com mais humanização e eficiência. Aqui, na Santa Casa, seguem os esforços para a melhoria contínua dos processos, da infraestrutura e dos recursos humanos.