Privilegiado é aquele que tem saúde e os avós por perto! Neste Dia dos Avós, a Santa Casa Ouro Fino reforça o valor dessas pessoas que tanto cuidaram da família e trabalharam para que o futuro dessa geração fosse melhor! Infelizmente, por conta da pandemia, os idosos acabaram sendo os mais atingidos. Por isso, segue o alerta de nossos especialistas para os cuidados, mesmo após a segunda dose de imunização, e pensando no bem-estar e longevidade.
Para o Dr. Rodrigo Magaldi, Diretor Técnico e Coordenador do Pronto Socorro da Santa Casa Ouro Fino, além da atenção com a pandemia, existem os cuidados necessários, principalmente, pensando na parte respiratória e na hidratação. “Esses pacientes são mais fragilizados na parte respiratória, por isso, é importante evitar a exposição aos agressores, como pó, bolor, mofo, pelo e, também, mudanças drásticas de temperatura, ainda mais porque estamos no inverno”, destacou.
A alimentação também é outro ponto super importante e que vai auxiliar, também, na hidratação. “Incluir frutas, verduras, legumes e proteína animal magra, como ovos, frango e peixes, caso não tenha restrições. Evitar alimentos pesados, de difícil digestão e gordurosos e realizar a suplementação apenas com a orientação do médico”, reforçou o Dr. Rodrigo.
Pensando na manutenção da imunidade, a boa qualidade do sono é fundamental para esse aspecto, assim como, todas aquelas frases que são típicas dos avós: agasalhar de maneira adequada, não tomar friagem, e mesmo que esteja no sol, se precisarem sair de casa, levar uma blusa, caso as temperaturas caiam.
Vacinação
Em relação à vacinação contra a COVID-19, ainda que muitos idosos já estejam imunizados, existem muitas pessoas que não tomaram a segunda dose, ficando o alerta para o cuidado redobrado em relação à pandemia. “Entre 2,5 a 3 milhões de pessoas estão com a segunda dose atrasadas, no Brasil. Então, além das medidas de proteção, é fundamental que a carteirinha de vacinação dos idosos esteja em dia!”, alertou o especialista.
Entre as vacinas do calendário anual do Ministério da Saúde que precisam ser aplicadas no público idoso, destaque para as de gripe e de pneumonia. “A gripe sempre fez vítimas, é um processo viral que ainda não temos cura, uma vez que surgem variações dos vírus. Por isso, essas vacinas ajudam nessa prevenção e para que, caso seja contaminado, não evolua para quadros mais graves. Elas são gratuitas e podem ser tomadas no postinho mais próximo da sua casa”, explicou.
E o Dr. Rodrigo ainda deixa uma reflexão para esta data. “Nossos avós tanto nos ensinaram, fizeram pelo nosso país, trabalharam pelo nosso futuro. Que as pessoas tenham mais respeito pela terceira idade, em todos os aspectos! Feliz dia dos avós!”.