Prevenção e controle ainda são as formas mais eficazes para cuidar da Diabetes, doença sem cura e com índice de mortalidade em torno de 4 a 4,5 milhões de pessoas no mundo, por ano, de acordo com o médico Dr. Rodrigo Magaldi, Diretor Técnico e Coordenador do Pronto Socorro. Neste sábado, 26 de Junho, é comemorado nacionalmente o Dia da Diabetes e a equipe da Santa Casa reforça a importância de estar com os exames e acompanhamento em dia.
Por se tratar de uma patologia silenciosa, o paciente só descobre estar com a doença após a realização dos exames de rotina, principalmente, os de glicemia e hemoglobina glicada. O diagnóstico precoce pode evitar a evolução para quadros mais graves “Não existe a cura, apenas o uso de medicamentos ou da própria insulina. E quando diagnosticado com precocidade e feito o tratamento adequado o diabético leva uma vida totalmente normal” destacou.
Magaldi ainda reforça que esta data traz à tona o cuidado com a vida, principalmente neste contexto de pandemia. “A diabetes vem associada a outras patologias, como a obesidade, hipertensão. Estamos em um período em que todos sabem que a mortalidade está maior por conta do COVID-19, por isso, não podemos relaxar nos cuidados nesse momento”, alertou.
Mesmo com a vacinação caminhando, menos de 13% da população está imunizada com a segunda dose. “Os pacientes com diabetes precisam de mais cuidado, por ser considerada uma comorbidade. Por isso, quem ainda não tomou a vacina, deve procurar pelo seu médico e solicitar um laudo para se imunizar o mais breve possível”, reiterou.
Em relação aos cuidados, são os mesmos para todos: evitar aglomeração, respeitar o distanciamento, o uso de máscara e higienização das mãos com água e sabão várias vezes ao dia e aplicação de álcool em gel, sempre que necessário. “Desde que a pandemia começou, temos pensado em nossa saúde. Temos visto, principalmente, muitos jovens não resistirem a COVID-19. Por isso, não é brincadeira. Vamos buscar ter um estilo de vida mais saudável, nos alimentar de forma adequada, evitar gordura, amido e açúcar em excesso e tomar bastante líquido”, finalizou.