CULTURA DO BEM: FILME DO BICENTENÁRIO DE OURO FINO EM 1949 É AGORA DIGITAL E PASSA A TER RENDA REVERTIDA PARA A SANTA CASA OURO FINO

Uma preciosidade em meio à pandemia: um cinejornal, agora digital, resgata a memória do Bicentenário de Ouro Fino, importante momento histórico e cultural da cidade. O rolo de filme, conservado em provável lata original, pertencia à família do então prefeito municipal Luiz Ulisses Quaglia, que há alguns anos o confiou a Beatriz de Almeida Magalhães, […]

Publicado em: 25 de junho de 2021

Uma preciosidade em meio à pandemia: um cinejornal, agora digital, resgata a memória do Bicentenário de Ouro Fino, importante momento histórico e cultural da cidade. O rolo de filme, conservado em provável lata original, pertencia à família do então prefeito municipal Luiz Ulisses Quaglia, que há alguns anos o confiou a Beatriz de Almeida Magalhães, artista, arquiteta e escritora ourofinense. Residente em Belo Horizonte, ela recentemente se preocupou em digitalizar o filme pois, com o transcurso do tempo, as películas de nitrato de celulose correm risco de se deteriorar ou mesmo de entrar em combustão espontânea. E mais, o conteúdo precisava voltar à luz e ser visto pelos ourofinenses de hoje, inclusive por ela própria, que era criança na época da filmagem.

O filme foi levado a uma empresa especializada: feito o orçamento, o valor demandou uma ação entre amigos. Criado o grupo FilmeBicentenárioOuroFino no WhatsApp, foi feito o convite a familiares e pessoas próximas, que replicaram o convite para mais gente da cidade, assim como para interessados na sua história.

Aberta a lata é examinado o conteúdo: tratava-se de uma película Eastman Nitrate Film em 35 milímetros para projeção em salas de cinema. Pôde logo ser lido o título: Cine Jornal Informativo da Agência Nacional, Vol.1 nº 159, “Ouro Fino: festejado com brilhantismo o Bi-Centenario da bonita e próspera Cidade Mineira”. E, ao final da limpeza e da digitalização do filme, puderam ser vistas todas as imagens dos eventos da celebração em março de 1949: a panorâmica da cidade; detalhes de sua arquitetura institucional e residencial; flagrantes da população nos principais logradouros e estabelecimentos em atividades religiosas, comerciais, escolares e esportivas; a aterrissagem do avião bimotor no aeroporto local, a descida do governador Milton Campos, ali esperado por grande comitiva, que o seguiu a pé, em cortejo, acompanhada pela banda de música e por populares, e entrou na cidade pela Rua 13 de Maio; a sessão de discursos no palanque nela especialmente montado; a inauguração do obelisco dedicado ao Bicentenário; o lançamento da edição comemorativa de selos postais; a missa campal celebrada na escadaria da Matriz pelo bispo de Pouso Alegre, com a presença do bispo auxiliar de São Paulo; o banquete no Eden Clube; e, arrematando o noticiário, cenas do pastoreio, do cultivo do café e do pinheiro, tomadas na montanhosa paisagem sulmineira.

Um filme de final feliz: a digitalização da película se pagou; os colaboradores tiveram seus nomes, ou de familiares homenageados in memoriam, nos créditos listados ao final do vídeo recebido, que ficou com 10 minutos e 28 segundos de duração; as contribuições ultrapassaram o valor previsto e o excedente foi revertido para a Santa Casa Ouro Fino.

E não parou por aí: apareceram mais interessados e surgiu a ideia de se dar continuidade à ação. Além de divulgar mais amplamente a memória da cidade, ainda se pode conseguir uma ajuda maior para o hospital. Quem quiser ter acesso ao vídeo e ao mesmo tempo colaborar com a Campanha para a Santa Casa, basta entrar em contato com a voluntária do seu setor de doações e participante do grupo FilmeBicentenárioOuroFino, Tetê Vilela, e com ela obter orientações para o depósito e o recebimento do material a ser enviado por e-mail: arquivo no formato mp4 em qualidade full HD para computador e smart tv e/ou versão própria para celular.

A ação alcança o objetivo inicial e mais: Tetê Vilela conta que o grupo no WhatsApp continua ativo, incluindo pessoas que não moram mais em Ouro Fino, em constante troca de lembranças, informações, ideias, fotos e ajudas. Ela comemora: “Cada dia é um tema novo”. Beatriz Magalhães acrescenta: “Estamos vivendo entre uma constante tensão e a expectativa de dias melhores. Muitas famílias passam por momentos de dificuldade, de dor e mesmo de perda de entes queridos. Com esse desdobramento, a ação ultrapassa o passado e vem fortalecer o presente, criando entre o grupo FilmeBicentenárioOuroFino e a Santa Casa Ouro Fino forte parceria em favor da preservação da memória e da preservação da vida”.

Doe Agora
Buscar no Site
Agenda de Publicações
junho 2021
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Curta a Santa Casa no Facebook!
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento