UMA REFLEXÃO SOBRE O DIA DOS NAMORADOS E PANDEMIA POR DAIANE MELLO DE SOUZA FERREIRA

Como já dizia Vinícius de Moraes “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Essa frase exemplifica bem a nossa condição existencial. Afinal ao falarmos de relacionamentos, precisamos lembrar que como humanos, nós crescemos e nos desenvolvemos a partir das relações. A pandemia em virtude da Covid-19 proporcionou significativas mudanças […]

Publicado em: 12 de junho de 2021

Como já dizia Vinícius de Moraes “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Essa frase exemplifica bem a nossa condição existencial. Afinal ao falarmos de relacionamentos, precisamos lembrar que como humanos, nós crescemos e nos desenvolvemos a partir das relações.

A pandemia em virtude da Covid-19 proporcionou significativas mudanças em nosso modo de viver, relacionar e pensar. As medidas de afastamento social tiveram um impacto não apenas nas questões econômicas dos países, mas também na saúde física, emocional e especialmente nos relacionamentos amorosos, haja vista que de acordo com o levantamento do Colégio Notarial do Brasil — Conselho Federal (CNB/CF). O segundo semestre de 2020 registrou o maior número de divórcios registrados em cartórios no Brasil. O número foi 15% maior em relação ao mesmo período de 2019. Foram 43,8 mil processos contabilizados. Sem contar os namoros que também terminaram diante desse cenário de instabilidade emocional.

O tema relacionamento sempre foi um assunto repleto de complexidade e questionamentos, não se trata de algo novo, contudo diante das novas adaptações impostas pela pandemia, mais do que nunca precisamos nos atentar para a necessidade de falarmos sobre a importância dos relacionamentos, especialmente como garantir que este seja saudável, leve e feliz.

É preciso lembrar que nenhum relacionamento vem pronto, se trata de uma construção diária, ou seja, toda relação demanda trabalho e esforço por parte dos envolvidos. É dessa forma conseguimos buscar alternativas para melhorar nossa relação com o outro. Não existe uma fórmula ou até mesmo um passo a passo para se ter ou viver um relacionamento amoroso saudável e feliz, por isso é preciso lembrar que “os dispostos se atraem”, sendo que a disposição bilateral é o início para que toda relação dê certo.

Estar aberto para entender, enxergar o outro da maneira como ele é, ou até mesmo atentar-se para as próprias expectativas é fundamental para compreender como este é, e como nós gostaríamos que a pessoa fosse na relação.

Na medida que vamos tendo consciência disso, conseguimos diminuir as frustrações, as insatisfações e as críticas negativas dentro de uma relação. Por isso a empatia é essencial nos relacionamentos, pois te faz olhar o outro com olhar de compreensão e não de julgamento.

Afinal, a medida que nos tornarmos empáticos estamos nos colocando no lugar de quem amamos, e desta forma nosso olhar muda com relação à situação conflitante ou mesmo frustrante. Passamos a lidar melhor com as diferenças e nos tornamos mais flexíveis, com as pessoas e aprendemos a praticar a arte da aceitação buscando mudanças construtivas para as relações de amor e afeto.

Vale lembrar que o diálogo é de suma importância em qualquer relação, sendo que a ausência dessa ferramenta tão importante na vida de um casal contribui para o aumento de conflitos e desconfiança, causando mágoas que podem destruir qualquer relação.

Contudo, para que se possa desfrutar de todos benefícios do diálogo, os casais também precisam aprender a se escutar e escutar quem se ama. Não é uma tarefa fácil, especialmente pelo fato de que precisaremos permanecer em silêncio enquanto o outro fala, no entanto somente com essa postura que os desentendimentos são esclarecidos e mágoas ocultas são reveladas.

Nesse dia 12 de junho é comemorado o dia dos namorados, talvez os mais afetados nessa nova readequação de se relacionar e estar junto. Porém é preciso lembrar que todo desafio esconde uma oportunidade. Sendo assim, se existe amor é possível transpor qualquer barreira, inclusive a imposta pelo afastamento social, afinal, a pandemia pode ter reduzido as opções de entretenimento e até as interações físicas, mas não o desejo de se relacionar com quem se ama.

Por isso, as ferramentas online são excelentes para se manter sempre próximo de quem se ama, afinal com o acesso facilitado à internet, ninguém precisa ficar sozinho. O uso dos apps de relacionamento, a troca de áudios, mensagens e vídeos são meios cada vez mais utilizados para manter a vida afetiva em dia.
Os programas caseiros também podem ser uma excelente oportunidade de estar mais próximo do (a) amado (a) afim de se conhecerem melhor, oportunizando mais diálogos, entendimentos entre si estreitando a relação, para que esta possa se consolidar a fim de caminhar rumo ao casamento se assim for o desejo de ambos.

É preciso lembrar que a pandemia tem deixado nossas emoções a flor da pele, e que nem sempre é possível manter a calma. Afinal são dias de muito medo e segurança. Por isso, para além de ser uma prova de sobrevivência, a pandemia tem trazido a possibilidade abrir os olhos para o que de fato tem valor, ou seja, o contato humano que outra era constantemente substituído pelo virtual, sobretudo as relações com as pessoas que amamos.

Que nesse momento de introspecção, sejamos capazes de ressignificar momentos, pessoas, necessidades e, obviamente, a forma como vivemos convivemos não apenas como que amamos, mas também com nosso eu. Como já dizia Oscar Wilde “amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida.”

Daiane Mello de Souza Ferreira
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
CRP04/56884
Graduada em Psicologia e Pedagogia
Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Pós graduada em Neuropedagogia e Psicanálise na Educação.
Pós graduada em Neuropsicologia.
Pós graduanda em Psicologia do Trânsito.
Pós graduanda em Logoterapia.

Doe Agora
Buscar no Site
Agenda de Publicações
junho 2021
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Curta a Santa Casa no Facebook!
Desenvolvido por: PontoCOM Desenvolvimento