RAIO-X DO PRONTO SOCORRO DEVE VOLTAR A FUNCIONAR AMANHÃ

Nesta terça-feira (26), a Santa Casa deve receber as peças para reativar os serviços do Raio-X do Pronto Socorro, essencial para urgências e emergências ortopédicas. O equipamento, de propriedade da Prefeitura de Ouro Fino, foi cedido para o hospital depois que vereadores reclamaram contra o fato dele ficar anos encaixotado. O hospital entrou com a […]

Publicado em: 25 de janeiro de 2021

O equipamento, de propriedade da Prefeitura de Ouro Fino, foi cedido para o hospital depois que vereadores reclamaram contra o fato dele ficar anos encaixotado. O hospital entrou com a equipe de radiologia e o espaço físico, enquanto a Prefeitura cedeu o equipamento e ficou responsável pela sua manutenção preventiva e corretiva.

Em novembro, o Raio-X apresentou novos problemas. O engenheiro contratado pela Prefeitura veio realizar a manutenção, mas, pouquíssimo tempo depois, o aparelho acusou defeito no filamento responsável pelo foco grosso. Este foco consegue radiografar o órgão em frações de segundo e é utilizado em órgãos que se movimentam, como coração e abdômen, por exemplo. O outro foco, o fino, consegue fazer radiografias mais detalhadas e é melhor utilizado para órgãos cujos movimentos podemos controlar como os ossos dos membros e extremidades, da cabeça, articulações.

O técnico em radiologia, Cristiano Escarabe comentou que esse problema foi acarretando outros. “Logo que surgiu o problema nós entramos em contato com o Marcelo Villela [engenheiro contratado para a manutenção pela Preteitura]. Ele disse que para continuarmos usando apenas o foco fino. Fizemos para não deixar a população desassistida desse serviço. Depois disso, o monitor começou a acusar superaquecimento do tubo. Um problema foi ocasionando outro”, explicou

O engenheiro eletricista, Marcelo Villela, responsável pela manutenção do equipamento, afirmou que ele será reinstalado amanhã e que os reparos foram feitos. “O raio-x teve um problema no painel e aproveitamos para fazer uma revisão em tudo que precisava ser arrumado. Acredito que não há mais nenhum problema, mas só teremos certeza ao colocar o equipamento para funcionar.”

NOVO APARELHO

A aquisição de um novo aparelho é um objetivo da Santa Casa. No final do ano passado, o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro esteve no hospital e se comprometeu a destinar uma emenda de R$300mil para essa aquisição ainda no início de 2021.

janeiro 2021
« dez   fev »