ARCO CIRÚRGICO É USADO EM CIRURGIA DE URGÊNCIA

Publicado em: 8 de junho de 2020

Um equipamento importantíssimo para a realização de algumas cirurgias mais complexas, o arco cirúrgico, adquirido e cedido para o hospital pela Prefeitura Municipal, entrou em operação nesse mês de maio!

Ontem, depois do cumprimento das diversas exigências da ANVISA, que envolveram a produção de laudos de segurança físicos e de engenharia, com testes de constância e dosimetria da radiação, bem como a aquisição de equipamentos de proteção individual, ele finalmente foi utilizado em uma cirurgia para correção de uma fratura de fêmur.

O ortopedista Dr. Túlio Carvalho comemorou esse marco, que permitiu reduzir pela metade o tempo da operação e aumentar significativamente as chances de sucesso do procedimento: “A cirurgia realizada hoje, que demorava em média 120 minutos, pôde ser realizada em menos de uma hora. O uso do aparelho diminui muito os riscos para o paciente, diminui o tempo de internação e abre o leque de possiblidades para novas cirurgias e técnicas a serem realizadas na nossa Instituição”.

O QUE FAZ O ARCO CIRÚRGICO – O aparelho é usado para fazer radioscopias durante cirurgias, uma espécie de Raio X que permite à equipe do centro cirúrgico acompanhar em um monitor as imagens do procedimento. O equipamento é usado, principalmente, na realização de cirurgias das áreas de ortopedia, urologia, pediatria, vascular e cirurgia geral. É ideal para obter imagens cirúrgicas de alta qualidade e com baixa dose de radiação e ainda melhora o fluxo de trabalho e a produtividade.

Foto legenda – Dr. Túlio, Dra. Marcela, Enf. Raquel, Téc.Rad. Marcelino e Instrumentadores Paula e Leandro – Centro Cirúrgico da Santa Casa Ouro Fino

junho 2020
« nov   out »